sexta-feira, 5 de setembro de 2008


Na minha opinião a independência foi o maior movimento já feito, porquê naquele dia o Brasil ficou independênte de Portugual, e quem fez o Brasil ficar independênte de Portugal foi D.Pedro I que gritou:independência ou morte, nas margens do rio Ipiranga.

Marcelo Antonio- 4ª A
Na minha opinião foi o maior acontecimento já acontecimento que já ocorreuno Brasil.No dia sete de setembro de mil oitocentos e vinte e dois D.Pedro 1º gritou as margens do rio ”INDEPENDÊNCIA OU MORTE”declarando a independência do Brasil.

Igor Alves de Morais 4ª A

Há muitos anos no dia 7 de setembro em 1822 Dom Pedro 1º tornou o Brasil independente de Portugal e então ele anunciou independencia ou morte e então os povos da quela época prefiriu independencia e então esse dia se tornou a indepencia do Brasil.

alunos:Yago Castro e Guilherme de Oliveira -4ª A

A indêpendencia
A indêpendecia foi um momento muito inportante para o BRASIL no quadro da indênpendencia do pintor, Pedro Américo,fala que Dom Pedro 1 foi um momento muito importante para o Brasil graças a ele o Brasil,ficou indênpendente, nos brasileiros não presisamos mais de Portugal ficamos indênpendente.Dom Pedro1, gritou ( Indênpendencia ou Morte )Alexandre Augusto e Marcos Augusto4ª Série Turma A

Eu achei esta figura emprecionante.Eu vi varios cavaleiros,parecendo que estão lutando em uma luta.Mas D.Pedro 1º esta dando o grito do Ipiranda.
Mylena - 4ª A
A independência do Brasil
A Independência do Brasil foi no dia 7 de setembro no ano de 1822.Declarada pelo o príncipe regente Dom Pedro I.A independência significa que o Brasil não era mais dependente de Portugal.Quando o príncipe estava no Brasil ele recebeu uma carta, dizendo que ele morreria pela pátria e seria independente da corte de Portugal e sua mãe ou voltava para Portugal, pois seu pai tinha falecido.Esse fato foi ocorrido nas margens do rio Ipiranga e Dom Pedro I declarou:-Independência ou morte.

Gabrielly Castro Lopes e Grazielly Silveira Nascimento4ª A

Aquela figura representa o grito de independência,porque o Brasil ficou livre de Portugal( Portugal parou de explorar as riquezas do Brasil ).Dom Pedro I deu o grito de independência ou morte,e o Brasil passou a ser um país livre de Portugal.

Igor Soares e Danilo4ª A

Dom Pedro I deu o grito da independênçia ou morte do Brasil, esse grito foi em 1882 nas margens do rio Ipiranga.Dom Pedro recebeu uma carta de sua mãe e da corte para voltar para Portugal ou declarar a independençia.

by:Clara maria e Katharina 4 ª A

A Independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822.Foi proclamada por Dom Pedro I,às margens do rio Ipiranga em São Paulo.O Brasil queria ser idependente de Portugal,o que era muito difícil.Então,chegou uma carta para Dom Pedro I,dizendo que o seu pai havia morrido,e que sua mãe ordenava que voltasse para casa.Então ele pensou que se ele voltasse para Portugal,ele ia ter que ficar obedecendo as ordens da corte Portuguesa,e ele não queria isso.Dom Pedro I foi para às margens do rio Ipiranga e recebeu outra carta de Potugal.Dizendo assim:Ou ele declarava a Independência ou ele morreria pela pátria.Então ele com seu cavalo,gritou com uma espada na mão:”Independência ou Morte”.E essa é a história do dia da Independência do Brasil.

Escrito por:Nathalia Santos e Arisa Diniz (4ª Série ”A”)

A Indepedência Do Brasil
AIndependência do Brasil foi muito importante,porque a “indepedencia” foi um ato de alivío para o Brasil.A independência foi trazida pelo Dom Pedro 1ª ,nas margens do Rio do Ipiranga,em São Paulo.O Brasil não teve mais de se preocupar com os portugeses e nem com a invasão,por causa disso o Brasil influiu cada vez mais!Veio mais e mais pessoas de Portugal para morar aqui no Brasil,até mesmo os reis de Portugal.Antes o Brasil foi muito explorado pelos potuqueses,eles tiraram várias riquezas,ouros,e várias pedras preciosas.Por causa disso que aconteceu a “Independência do Brasil”,foi por causa disso que hoje o Brasil é o que é,é nele que eu nasci e é nele que eu vou morrer!

Escrito por:Maria Luiza - 4ª série

Independência do Brasil!
Nesse mesmo ano o Rei e a Rainha foram para o Brasil para fugir de um homem.Essa figura eu intendi que o Pricipe D.Pedro 1º está com a espada levantada e falando ” Independência ou morte” ,em cima de um cavalo , parecendo um cavaleiro lutando , e nessa figura não tem só ele , tem muitos cavaleiros escutando ele , mas parece que todos estão lutando uma guerra , mas não é.Ele falou isso porque o seu pai tinha falecido , e ele tinha que ir para portugal novamente , só que ele não podia ir sem pedir a Independência do Brasil.Isto ocorreu no Brasil , no ano de 1822.

Nome: Natália Machado Falcão Série:4ª Turma:A

O grito da independêpendencia foi um grito histórico para o Brasil apartir desse momento o brasil ficou livre de portugal mas não dos outros países.essa imagem foi importante pois é a imagem da independencia não relata exatamente o queaconteceu mas oartista foi muito criativo ,só na imagem já da pra saber um pedaço dessa hitória .Quando dom pedro gritou independencia de portugal .

Mariana Louzeiro- 4ª A

Esse momento foi muito importante que foia a”Independência do Brasil”.Nessa figura foi feita pelo Pedro Américo,o Principe D.Pedro 1º estava cegurando uma espada que era muito impoetante para todos aqueles homens que estava ajudando D.Pedro 1º.Quando o pai de D.Pedro morreu ele teve que fazer a independÊndencia para governar a terra que era muito mportante para a vida de seu pai,D.Pedro também achava que governar a nossa terra era muito important para a vida de seu pai e para sua também.Isso tudo ocorreu no Brasil,no ano de 1822.Nesse mesmo ano o rei e a rainha foram para o Brasil para fugir de um homem.

Nome:Gabriela Cristine Série:4ª”A”
Para mim esse momento foi muito importante “A Independência do Brasil” por isso Pedro Américo criou esse quadro chamado Independência ou Morte que ficou muito conhecido, pois lembra muito o momento.A família real veio ao Brasil e deixaram D. Pedro no Brasil, após o falecimento de seu pai D. Pedro recebeu uma carta dizendo que teria que voltar mas não queria o único jeito para ficar seria a idependência do Brasil e foi ouvido o alto grito “independência ou morte”, e o Brasil passou a ser dependente de Portugal.Depois desse dia o Brasil foi livre.

4ª Série -A Mariana Morais


Dom Pedro I estava a beira do rio Ipiranga quando ouviu um grito alto.De um povo heroico esse povo era o rei e os cavaleiros.Isso ocorreu em 1822.

Daniel 4ª A
Eu achei esta figura emprecionante.Eu vi varios cavaleiros,parecendo que estão lutando em uma luta.Mas D.Pedro 1º esta dando o grito do Ipiranda.Isso ocorreu em 1822.Os reis de D.Pedro 1º,estavam fogindo de uma pessoa em Portugal.
Mylena 4ª A

Eu achei esta figura muito emprecionante. Eu vi vários cavaleiros parecendo que está lutando.Mas D. Pedro 1º está dando o grito do Ipiranga.Isto ocorreu no Brasil, e ocorreu em 1822.Os reis(pais) de D. Pedro 1º, estavam fugindo de uma pessoa em Portugal. Lá eles construiram várias coisas boas para o Brasil.Um dia eles voutaram para Portugual, e deixaram seu filho (D. Pedro 1º), no Brasil.O povo do Brasil estava pedindo indepedência do Brasil.O pai d’ele faleceu e sua mãe pediu a ele que voutace a Portugal, ele não queria voutar.Um dia ele estava passando na beira do rio Ipiranga, e chegou uma pessoa e falou com ele sobre a independência.Ele decidiu que preferia a independência e foi assim que aconteceu, ele deu o grito na margem do Ipiranga.
Nayara.4ª A

O Dom Pedro gritou no rio ipiranga é onde ela fica em São Paulo.

Igor e. e Victor 4ª A

No dia 7 de setembro de 1822 a familia real foi para o Brasil e lá ela fes varias obras , até o diaque o rei e a rainha tem que voutar para Portugal.Mas o pricepe ficou no Brasil, ai depois que eleficou um tempo , estava passando perto do rio Ipiranga entao ele.
Thairon D´Lucca- 4ªA

Grito da independencia nas margens do rio do Ipiranga.Quando Dom Pedro 2 gritou independencia ou morte. Essa foi a segunda tentativa de deixar o Brasil independente o Brasil naõ se tornou de cara independente depois de anos e anos ele se tornou independe e virou igual aos outros como e até hoje.

AQUILES AUGUSTO E MARCELO VITOR. - 4ª B
A independêcia do Brasil
O Brasil trabalhava para arrecadar ouro,o dia da Independêcia do Brasil é importante por isso nunca devemos esquecer esse acontecimento importante do dia 7 de Setembro 1822 houve uma guerra entre os portugueses que D. Pedro declarou que seria independência ou morte,a independêcia brasileira aconteceu depois da conjuração baiana que foi um fracasso, e a independêcia foi as margens do rio Ipiranga.Quando D. Pedro disse que a conjuração baiana iam morrer todos concordaram com a independêcia do Brasil por isso somos gratos até hoje por D. Pedro declarar a independência do Brasil.

Beatriz e Geovana - 4ª B


Na minha opinião a história dos nossos antepassados é bem legal e eu me interessei muito naquela parte que D.Pedro I gritou: “Independência ou Morte” que para mim é bem legal, eu estou estudando sobre a Independência do Brasil desde da 1ª série e para mim sempre foi interessante isso e também o homem que escreveu a música da Independência do Brasil .A figura acima na minha opinião, demonstra as pessoas lutando pela sua liberdade mesmo que algumas tenha morrido.
Rebeca Oliveira 4ª “B”




Na minha opinião a história dos nossos antepassados é bem legal e eu me interessei muito naquela parte que D.Pedro I gritou: “Independência ou Morte” que para mim é bem legal, eu estou estudando sobre a Independência do Brasil desde da 1ª série e para mim sempre foi interessante isso e também o homem que escreveu a música da Independência do Brasil .A figura acima na minha opinião, demonstra as pessoas lutando pela sua liberdade mesmo que algumas tenha morrido.

A Independência do Brasil foi uma história marcante para todos os brasileiros, porque antes de ter sido declarada a Independência, os negros foram torturados, escravisados e muitos morreram.Com a Independência, o Brasil ficou livre e deixou de ser preso nas mãos dos portuguêses.Com a Independência o Brasil ficou muito melhor ,mais feliz , mais alegre e mais forte.Viva 7(sete) de setembro, Dia da Independência!!

Marina e Ana Luísa Faria - 4ª B

O momento da Independência do Brasil foi muito importante para o nosso país, pois se não tivesse havido a Independência, nosso país dependeria de Portugal até os dias de hoje.O príncipe Dom Pedro foi muito importante para o Brasil,pois ele teve muita corajem em desafiar os portugueses, porque se os portugueses não tivessem aceitado a Independência do nosso país, Dom Pedro iria morrer. Portugal explorou muitos recursos do nosso grande Brasil, eles exploraram muito o pau-brasil.Ainda bem que foi declarada a Independência do Brasil.Esse fato aconteceu as margens do rio Ipiranga.Dom Pedro foi um grande herói para o Brasil. E o Brasil venceu luta, viva o Brasil !!!!

Vitor e Cláudio 4ª série B

A Independencia do Brasil
A indepêndencia brasileira aconteceu depois da Conjuráção Baiana que foi um fracasso.Foi um acontecimento 7 de Setembro de 1882.Ouve uma guerra entre os portugueses que D. Pedro declarou dependencia ou morte que ele fez perto do rio Ipiranga.Quando D.Pedro que a conjuráção baiana iam morrer todos concordaram com a independecia do Brasil por isso somos gratos até hoje por D. Pedro declarou a independencia.

Pedro Silva Meireles de Abrel e Bruno Villachan Costa - 4ª B

Na minha opinião a história foi bonita e achei esquisito Dom Pedro gritar e fiquei muita interessa na história e fiquei com pena da morte de algumas pessoas. E achei muito legal a história antiga do passado. E a figura mosta as pessoas lutando pela sua liberdade. E gosto da história.

Isabella 4ª Série B
Nós achamos que a independência foi o fato mais importante do Brasil, porque se trata do nosso país ser livre de Portugal . A independência foi declarada as margens do rio Ipiranga por Dom Pedro I, ele foi pressionado pelo povo que não estava aguentando mais ser dependente de Portugal. Dom Pedro também estava querendo que o Brasil fosse livre e por isso, ele levantou a espada e grito:”Independência ou morte”.
Gabriel e Davi - 4ª B

Bom, na nossa opinião,achamos que aquela figura demostra coragem,bravura e pessoas dispostas a morrerem pela nossa indenpendência. Muitas pessoas morreram para ser declarada a independência brasileira.Quem declarou a nossa independência foi D.Pedro I ele falou as palavras “independência ou morte”.Essas palavras não foram ditas por ele com bravura, foi por causa do povo brasileiro que o forçou a falar aquelas palavras. Ele até queria também a Independência, mas tinha medo de falar com medo de morrer. A nossa Independência so foi declarada por causa do nosso povo.por isso não devemos agradecer D.Pedro,mas sim ao nosso próprio povo brasileiro.
Por: Daniel Meireles Ramos e João Vitor Oliveira - 4ª B

A independencia do Brasil é comemorado no dia sete de setembro.A independencia do Brasil foi uma história marcante para todos os brasíleiros porque antes de ter sido das américas o Brasil era uma terra que lá era comemorado muitas misas.
Luka cabuloso e Marcos irado !§!§!§!§! - 4ª B

Essa figura conta sobre os cavalo qua do o Brasil anotando de portuguâl por que laque surgiu o hina indepedência e o Donpedro que critol ai o dopedro quando ele critol ai juntou os cavalo tudo ensima do morro de terra e grama.

Independência do BrasilO Brasil só trabalhava para arrecadar ouro de Portugal.A Indepedência do Brasil iniciou-se em 1822,D.Pedro proclamou a Independência ou morte nas margens do rio Ipiranga,a Indepedência Brasileira aconteceu depois da Conjuração Baiana em 1622 que foi um fracasso.Antes de D.Pedro declarar a Indepedencia do Brasil, D.Pedro falou que a Conjuração Baiana ia morrer, depois que disse que o povoamento da Conjuração Baiana ia morrer eles ficaram preoucupados e Pediram a Independência do Brasil.

Feito por: Ana Luiza Rabelo e Gabrielle dos Santos - 4ª B

Independencía ou morte Eu acho que muitos reclamavam com D.Pedro, porque ele estava em duvida de salvar a patria, eles ficavam eu acho muito preucupados com a resposta de D.Pedro, então eles recalamavam com D.Pedro que ele Poclamou: INDEPENDECÌA OU MORTE! e o sol raio e bilhou e todos agradeceram a ele e ficarem muito feliz por ele ter feito isso i ocorreu como ele esperou.
Por: Samia Sayeh Al kas - 4ª B

A independência do BrasilNós achamos que Dom Pedro I mostrou coragagem,D.Pedro 1º foi pressionado pelos povos , ele levantou a espada e disse idenpedência ou morte nas margens do rio Ipiranga,e o povo ajudou ele na batalha e o povo de Portugal ficou revotas como Revolta de beckman,Guerra dos Emboabas , conjuração baiana, conjuração mineira mas os Portugueseses não consiguiram ficar com o Brasil se tornou indenpedênte
Por: Tito Matumato João e João Paulo -4 ª B

Independência do Brasil
A Independência do Brasil foi uma data importantissima para o Brasil.No dia 07/09/1822, as margens do rio Ipiranga Dom Pedro I deu o grito de Independência.Ele gritou: ”Independência ou morte!”Portugal queria tomar posse das riquezas do Brasil e por esse motivo Dom Pedro I quiz dar um ‘basta’ nisso tudo.
Isadora e Larissa - 4ª B
A indepedência do BrasilA independência foi uma data muito importante para o Brasil por que sinão até hoje nós podiamos estar sendo governados por Portrugal se Dom Pedro I nas Margens do rio Inpiranga isso por causa dos moradores das regiões proximas estavam ameasando muito a embachada de Portugal comameasa demorte.Depois disso Dom Pedro revolucionou a história brasileira gritando a independência do brasil no dia 07/09/1822 o grito “Independêcia ou Morte “e o Brasil finalmente depois de vários séculos ficou independênte de Portugal.O mutivo dessa revolta toda era porque os portugueses estavam querendo pegar as riquezas mais importantes do Brasil e terminar de colonizar o país também vários dessas revoltas foram a revolução baiana , revolução mineira ,guerra dos emboabas e mais outras três.Para concluir meu texto queria desejar feliz dia da independência para todos os brasileiros.

Nícolas A. Roma -4ª B